quinta-feira, 19 de março de 2009

Importância do estímulo e do bom hábito

Ao nascer a criança já está pronta para começar a aprender. Ela vai aprender a respirar, a sugar, a defecar e tudo mais que os pais se propuzerem a ensinar.
Qualquer coisa nova ou diferente é um desafio para a criança. O aprendizado é divertido para ela. Converse com o seu filho desde o ventre. Ao falar com ele, não fale como criança, com palavras erradas, ele já está aprendendo. Quando ele começar a falar, não o corrija e sim repita a frase ou palavra da maneira correta. Ele ouvirá e aprenderá a forma correta sem sentir-se mal.
Evite televisão! A televisão inibe a criatividade de criança, mesmo programas educativos. Se possível, não permita que seu filho assista televisão quando pequeno. Infelizmente, ou felizmente, depende do seu ponto de vista, a criança precisa do seu estímulo, não o da televisão. Quando você não puder mais evitar, limite a finais de semana ou algum dia específico, mas nunca diariamente. Observe o conteúdo dos programas que seu filho assiste; seja criteriosa.
Leia com seu filho, desenhe, brinque, mesmo quando ele ainda é pequenininho. Estudos comprovam que quando os pais lêem com as crianças elas crescem pessoas seguras.
No livro: Como ensinar seu bebê a ler” descreve a capacidade desses pequeninos de aprender e de respoder positivamente aos instímulos recebidos.
Desde o nascimento é vital que seu bebê seja exposto a bons hábitos:
- maneira de falar, nunca grite com ele;
- alimentos saudáveis (deixe para os tios e avós os doces, fast food, etc);
- arrumação, colocar de volta no lugar os brinquedos e livros, enquanto ele ainda não pode fazer, você faz e leve-o com você mostrando e explicando.
Quando seu filho já estiver interagindo mais, deixe-o participar das suas tarefas. Não é fácil porque com certeza vai demorar mais, fazer mais sujeira e não ficará perfeito porque ele ainda está aprendendo. Mas será uma alegria para ele poder te ajudar a fazer um bolo, ou limpar a mesa, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário