quinta-feira, 19 de março de 2009

Fralda, banho, massagem, ginástica.

A cada troca de fraldas, use preferencialmente água ao invés de lenços umidecidos. Reserve os lenços para as trocas fora de casa. Limpe bem, com algodão e água quentinha, para ser mais confortável. Seque e passe a pomada anti assaduras.
Prepare a banheira e tenha certeza de que a água está em boa temperatura. Comece lavando as costas Segure o bebê passando o seu braço pela frente, ao longo do peito do bebê, de barriga para baixo. O sabonete de glicerina é mais indicado. Pode ser em pedra ou líquido, mas ao utilizar o líquido você terá dificuldade de segurar o pode para derramar sabonete na sua mão, uma vez que a outra mão está segurando o bebê. Então derrame um pouco na saboneteira da banheira para facilitar.
Depois vire o bebê e lave a barriga e os genitais. Sempre com carinho, conversando com a criança, falando o nome das partes do corpo, assim ela já vai aprendendo.
Por ultimo, lave a cabeça. Você pode embrulhar a criança na toalha fralda, deixando só a cabeça para fora para que o bebê não tenha frio. Lembre-se de tampar os ouvidos, usando seu dedão em um ouvido e o mindinho no outro.
Quando o bebê cresce um pouco e você já está mais ágil, você pode mudar a ordem e não precisa mais embrulhá-lo antes de lavar a cabeça.
Nunca deixe seu filho sozinho no trocador ou na banheira, nem por um segundo. Antes de trocar ou dar o banho tenha certeza de que tem tudo a mão e se precisar de algo, leve-o com você ou peça para alguém te ajudar.
Após o banho, use hidratante para bebês. Como no útero o ambiente era úmido, a pele do bebê pode ficar ressecada. Aproveite para massagiá-lo, é bom para a circulação e é gostoso. Faça também exercícios, esticando as perninhas e os bracinhos, sempre com cuidado e devagar.
Não esqueça da vitamina e da higiene bucal, consulte seu medico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário